NOTÍCIAS

UENF atrai grande público na Rio Innovation Week e reforça seu destaque na pesquisa e inovação

UENF atrai grande público na Rio Innovation Week e reforça seu destaque na pesquisa e inovação

Destaque na ciência, tecnologia e inovação em diferentes áreas, a UENF está participou, mais um ano, do evento Rio Innovation Week (RIW), considerada a maior conferência global de tecnologia e inovação — que aconteceu de 12 a 15 de agosto capital do Rio de Janeiro.

Em 2025, um dos destaques da UENF foi a apresentação do Parque Tecnológico Agropecuário — primeiro parque agropecuário do estado do Rio de Janeiro — e, com ela, a apresentação de produtos por 17 startups filhas da universidade.

“A participação da UENF nesta edição 2025 da Rio Innovation Week já é um sucesso. O stand muito visitado, tem inúmeras demonstrações das pesquisas de impacto que fazemos na Universidade. Muitos contatos e estabelecimento de parcerias para novos projetos estão acontecendo. E ainda temos a grande novidade deste ano, que é a apresentação do nosso Parque Tecnológico Agropecuário, com 17 startups filhas da UENF mostrando seus produtos. Essa associação pesquisa-inovação tem sido a marca e o diferencial da UENF nesta edição da RIW “, disse a reitora da Universidade, Rosana Rodrigues, durante o evento.

Mais sobre pesquisa, inovação e participação da UENF na RIW

Parte da comitiva da UENF na RIW, o professor Gonçalo Apolinário, diretor da Agência de Inovação da UENF, enfatizou que, no ano de 2025, a Universidade contou com estande maior e com equipe ainda mais estruturada que nos anos anteriores.

O professor contou que a UENF compartilhou informações sobre a instituição, seus cursos, programas de pós-graduação e pesquisas, além de ser uma vitrine das suas patentes, marcas já depositadas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Pesquisadores da UENF também apresentaram exemplos de tecnologia em desenvolvimento na Universidade como placas solares, sistema de redirecionamento de resíduos na área de materiais avançados e bioimpressão de tecidos.

“Participar de um evento deste porte para a UENF, especialmente trazendo suas tecnologias e suas startups, representa um posicionamento importante da Universidade no Estado do Rio de Janeiro como agente gerador de inovação, de novos negócios. Estamos trazendo, ainda, o primeiro Parque Agropecuário do Estado do Rio de Janeiro. O que, por si, representa uma vanguarda no âmbito do empreendedorismo para o Agro”, disse o diretor da Agência de Inovação da UENF.

O professor Gonçalo ressaltou também que os resultados começam a aparecer através do grande número de pessoas interessadas nas tecnologias em desenvolvimento. Bem como investidores e potenciais parcerias para as startups.

“A repercussão tem sido muito boa e mostra que o caminho da inovação tem grande demanda no mercado e a UENF tem potencial para assumir um importante protagonismo dentro deste cenário no estado do Rio de Janeiro. Para as startups está sendo uma oportunidade de apresentar seus trabalhos para o público, encontrar parcerias e potenciais investidores”, reforçou durante o evento.

Outras participações da UENF na RIW

Na equipe que representou a UENF na RIW, também estiveram presentes estudantes premiados no XVII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) e X Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG).

A equipe da Universidade também coordenou a apresentação de três painéis no palco futuro para discussão de temas envolvendo mudanças climáticas, redução de carbono e direcionamento sustentável de resíduos.

“Pesquisadores da UENF também participaram, junto com a Uerj, de um conjunto de painéis dentro do tema envelhecimento. Além disso, três startups do Parque Tecnológico da UENF foram selecionadas para apresentar seus negócios no palco do Hub Rio Inovação, vinculado à secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro. As startups foram INOVE-ESG, iMicro Biotech e Aroma Biotech”, contou o professor.