TURISMO/ESTADO RJ

Sesc Grussaí recebe exposição que une tradição e contemporaneidade por meio da madeira

A mostra, que chegou à Galeria da Estação em novembro, permanece em cartaz até março de
2026.

O Sesc Grussaí apresenta a exposição Fabulações Matriciais, que permanece em cartaz na Galeria da Estação até março de 2026. A mostra reúne esculturas em madeira e xilogravuras que estabelecem um diálogo entre o tradicional e o contemporâneo, a partir de obras que integram o acervo do Sesc RJ.

Com curadoria de Marcelo Campos e Jean Carlos Azuos, a exposição chegou a Grussaí após passar pelo Centro Cultural Arte Sesc, no Flamengo. O percurso propõe reflexões sobre a madeira como matriz artística e simbólica da cultura brasileira, a partir de trabalhos de artistas como Mudinho da Rasa, em diálogo com xilogravuras produzidas nas oficinas da Lira Nordestina, referência histórica na impressão de cordéis em Juazeiro do Norte (CE).

A mostra oferece uma reflexão aprofundada sobre a madeira como matriz artística e simbólica da cultura brasileira. Mais do que um suporte físico, a madeira é apresentada como um elemento vivo, capaz de atravessar tempos e espaços. O público é convidado a percorrer narrativas que vão do Romance do Pavão Misterioso, ícone do imaginário popular brasileiro, a temas urgentes e contemporâneos de relevância social.

A exposição conta ainda com obras de artistas de destaque, como Thiago Modesto, cujas gravuras revelam novas possibilidades de diálogo com as tradições populares brasileiras; Agatha Maria, que propõe metodologias criativas voltadas para futuros possíveis; e Valquiria Pires, idealizadora do projeto Xilopretura, que utiliza a xilogravura para homenagear a mulher negra e desconstruir narrativas racistas, conectando sua produção às lutas e à estética da cultura afro-brasileira. Em conjunto, os trabalhos abordam memória, identidade e resistência, tendo a xilogravura como potente meio de expressão.

Serviço

Exposição Fabulações Matriciais
Galeria da Estação | Sesc Grussaí
R. Antônio Gonçalves Carvalho, S/N – Grussaí, São João da Barra
Visitação: de quarta a domingo, das 10h às 18h
Período: 22/11/2025 a março/2026
Classificação: livre