CULTURA & LAZER/O QUE FAZER EM CAMPOS

Salão de Artes Visuais Contemporâneas de Mulheres estreia no Museu Histórico de Campos nesta quinta (12)

Salão de Artes Visuais Contemporâneas de Mulheres estreia no Museu Histórico de Campos nesta quinta (12)

Nesta quinta (12), o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes recebe a abertura oficial do Salão de Artes Visuais Contemporâneas de Mulheres.

A exposição reúne obras inéditas de dez artistas mulheres, desenvolvidas durante uma residência artística imersiva, que dialoga com o patrimônio cultural e a memória local.

Com curadoria de Vera Pletitsch, também responsável pela condução da residência, o Salão apresenta trabalhos em múltiplas linguagens visuais: pintura, colagem analógica e digital, ilustração, lambe-lambe, assemblage, instalação, arte têxtil e vídeo.

A abertura contará com a presença das artistas Agnis, Bia Murad, Diane Lizst, Kellem Monteiro, Lili Oliveira, Mariana Nagib, Nana, Nina Vicent, Plantaia e Viviane Ramiro e a programação da noite inclui discotecagem com a Selecta Dimina e cobertura audiovisual da Moviz.

A exposição segue em cartaz até 9 de agosto, com programação paralela gratuita, incluindo oficinas, palestras e visitas mediadas. “Esse Salão reafirma o protagonismo das mulheres nas artes visuais, promovendo a circulação de obras, a valorização da produção local e a formação de público”, afirma Franthesca Ribeiro, gestora do projeto.

“As obras apresentam um olhar atento e afetivo sobre a cultura da cidade, resultantes de processos criativos reflexivos compartilhados”, completa a curadora Vera Pletitsch.

A vernissage será nesta quinta, dia 12 de junho, a partir das 18h e a programação segue com visitas mediadas, oficinas e palestras até o dia 9 de agosto. A entrada e as atividades são sempre gratuitas.