Projeto Samba na Praça ameaçado por falta de repasse da prefeitura
O já tradicional projeto Samba na Praça do Liceu emitiu uma carta informando que as próximas edições correm risco de não ocorrer devido a atrasos de sete meses de repasse do apoio financeiro que deveria ser feito pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
Preenchendo a Praça do Liceu com samba, solidariedade e cultura há 10 anos, o projeto entrou oficialmente no calendário cultural da cidade em 2018, mas só a partir de 2024 passou a receber apoio financeiro da Fundação.
Na carta, o projeto informa que a falta dos repasses compromete a realização das próximas edições, dificultando a continuidade do projeto, que precisa cumprir exigências estabelecidas pelas secretarias municipais como adequações estruturais e quantidade mínima de banheiros, entre outros critérios.
Leia abaixo a carta completa:

O Descubra agora faz um alerta: o coreto localizado na mesma praça está abandonado há anos, com risco estrutural. Há quem interessa acabar ou dificultar a realização de um projeto no mesmo local? A quem interessa o apagamento de um patrimônio histórico da cidade que se encontra em completo abandono? A ocupação dos espaços públicos com cultura e lazer é fundamental não apenas para a saúde física e mental, mas para o senso de comunidade, fortalecimento social, inclusão e democratização da cultura. É urgente que o poder público trate a cultura com o planejamento financeiro necessário e com a manutenção adequada dos espaços.
Sobre o coreto do Liceu a prefeitura emitiu uma primeira nota:
“De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura, um projeto está sendo finalizado visando uma parceria com a empresa Águas do Paraíba para recuperação do coreto”.
Após mais um questionamento relacionado ao custo da obra, a prefeitura emitiu mais uma resposta:
“De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura, o espaço em questão passa por uma ação de restauração, uma vez que vinha sendo alvo de invasões e depredações. O local foi fechado provisoriamente para garantir a preservação do patrimônio, que inclui estruturas antigas e de valor histórico.
A Prefeitura está realizando o levantamento técnico necessário para definir o projeto de recuperação e busca parceiros por meio do programa Adote uma Praça, como alternativa para viabilizar as intervenções de forma colaborativa.
Não serão divulgados valores neste momento, já que os custos ainda estão em fase de avaliação.”
Sobre o atraso nos repasses da Fundação ao projeto Samba na Praça, o Descubra Campos pediu pediu uma resposta e aguarda um retorno.