CULTURA & LAZER/O QUE FAZER EM CAMPOS

O concerto “Bah Viola Sertão” chega ao Sesc Campos

O concerto “Bah Viola Sertão” chega ao Sesc Campos

Depois de passar pelos teatros do SESC Ramos e Três Rios, a turnê de estreia do concerto “Bach Viola Sertão” alcança a plateia de Campos, no dia 14 de agosto, às 19h. Em cena, interpretando prelúdios, fugas e invenções de Johann Sebastian Bach, estarão dois pernambucanos: o premiado violonista Caio Cezar Sitonio e o violeiro Pita Cavalcanti. 

O concerto vem acompanhado de projeções do barroco sertanejo criadas pelos artistas visuais Toni Braga e Gabriel Furtado, também pernambucanos. A produção é da Olhar Brasileiro, de Luiz Boal.

Caio Cezar explica o mote dessa peleja atemporal:

“A sonoridade brasileira do violão e sertaneja da viola caipira estabelecem um diálogo artístico e musical entre o Barroco Bachiano Setecentista (barroco histórico) e o Barroco Nordestino Brasileiro (barroco trans-histórico), este, caracterizado por um existencialismo dramático que consiste em inventar e reinventar, ao seu modo, os determinismos clássicos e universais, incorporando antropofagicamente outras experiências vividas, outros valores, outras culturas e fazendo dessa incorporação um traço característico importante da cultura nordestina, brasileira e latino-americana”, ensina Cezar.

Caio e Pita contam que a seleção do repertório privilegiou 14 composições que, no sentido estético e musical, atendessem ao conceito de diálogo entre esses dois barrocos, bem como fossem pertinentes para com as características sonoras e interpretativas da viola caipira e do violão. 

A ideia é propiciar um espetáculo de rara beleza baseado num sincretismo estético e fantástico formado por esses três pilares, a obra de Bach, a cultura musical brasileira e a estética barroca e transcendental do sertão brasileiro.

“O nosso desejo é que o público, ao se deparar com a trajetória e a construção plural de sua identidade e formação, perceba a grandeza da sua cultura”, instiga Pita.

A classificação é livre. Os ingressos custam R$ 15 inteira, R$ 7,50 meia e estão disponíveis na bilheteria da unidade.