NOTÍCIAS

Nasce projeto de residência artística Memória Negra em Campos

Nasce projeto de residência artística Memória Negra em Campos

Há memórias que não cabem em livros, mas dançam no corpo, nas vozes, nos gestos e nas ruas. É desse lugar que nasce a Residência Artística Memória Negra, novo projeto cultural do Ateliê Matheus Crespo, em Campos dos Goytacazes, que propõe um mergulho coletivo nas histórias, ancestralidades e expressões da negritude do município.

Idealizada como um espaço de criação, escuta e experimentação, a residência convida artistas e pesquisadoras negras e negros a partilhar processos, construir obras e registrar vivências. Durante o período de imersão, o grupo participará de oficinas, encontros e trocas com diferentes linguagens, resultando em uma exposição que revelará não apenas obras, mas trajetórias, afetos e potências.

Mais do que um projeto artístico, Memória Negra é sobre revisitar caminhos, resgatar saberes e transformar lembranças em movimento. É sobre o que pulsa entre a arte e a vida, entre o passado que nos sustenta e o futuro que insistimos em inventar. A residência acontece presencialmente no Ateliê Matheus Crespo, localizado na Rua Barão da Lagoa Dourada, 212, no Centro de Campos.

As inscrições estão abertas até o dia 27 de outubro e podem ser feitas pelo link na bio do perfil oficial da residência. Podem se inscrever pessoas negras, artistas visuais, pesquisadores, estudantes, educadores e demais interessados em arte, identidade e memória, com idade acima de 18 anos e residência em Campos dos Goytacazes. Serão selecionadas dez pessoas, e cada participante receberá uma ajuda de custo no valor de R$ 587,00 para despesas com deslocamento e materiais artísticos.

O projeto também abre uma vaga para profissional do audiovisual (estudante ou profissional das áreas de cinema, fotografia ou comunicação) para acompanhar todo o percurso da residência, registrando processos de criação, oficinas e trocas com olhar sensível e autoral. Esse trabalho de documentação audiovisual terá papel fundamental na difusão das experiências vividas durante a residência, e contará com ajuda de custo de R$ 2.000,00.

A Residência Artística Memória Negra é uma iniciativa do Ateliê Matheus Crespo e faz parte de uma série de ações que buscam fortalecer o pertencimento, a ancestralidade e a potência de construir coletivamente novas formas de pensar e criar arte no território. O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e Fundo Municipal de Cultura de Campos.

FICHA TÉCNICA
Curadoria / Design / Artista – Matheus Crespo
Gestão do Projeto – Fran Produz
Produção Executiva – Franthesca Ribeiro
Produção / Mediação – Siano Cardoso
Produção / Pesquisa Pedagógica – Rogério Peixoto
Gerenciamento de Redes Sociais – Nai Vianna

Link para inscrição da RESIDÊNCIA: https://forms.gle/Vjm2yaP2aUtN8ytt7

Link para inscrição do AUDIOVISUAL: https://forms.gle/BmiKaSKfKw5Xffuv7