CULTURA & LAZER/TEATROS

Mutável Saralho Band apresenta “Minhas memórias foram demolidas” no Teatro Firjan SESI Campos

Mutável Saralho Band apresenta “Minhas memórias foram demolidas” no Teatro Firjan SESI Campos

Com mais de 20 anos de trajetória artística e literária, a Mutável Saralho Band leva ao Teatro Firjan SESI Campos, no dia 29 de agosto, às 20h, uma imersão nos labirintos da memória através do espetáculo “Minhas memórias foram demolidas”, em apresentação única e na programação Mostra Multilinguagens.

A formação da Mutável Saralho Band que se apresentará, conta com o músico e multi-instrumentista Gabriel Araújo e os escritores Marcelle Louback e Jorge Rocha. Como é característico do grupo, sua formação varia, mas mantém a proposta de fundir música, literatura e teatralidade em apresentações experimentais. Assim, Minhas memórias foram demolidas conta com leituras musicadas de contos sendo apresentadas em um espetáculo selecionado pelo edital Mosaico da Firjan, na recém-criada categoria Multilinguagens. É a primeira vez que esse segmento integra um edital cultural da instituição, tornando a Mutável pioneira em Campos ao ser contemplada.

A apresentação também marcará a estreia da videomaker Sofia Arantes no coletivo, projetando imagens em diálogo com as trilhas e interpretações. Como faz questão de destacar o grupo, o espetáculo parte do princípio de que “a memória é uma ilha de edição”, como bem disse Wally Salomão, apresentando visões próprias sobre o que é crescer, envelhecer, lidar com o mundo e ainda ser capaz de contar tantas histórias.

Sobre a Mutável Saralho Band

A banda surgiu em 2003, criada por Jorge Rocha e Alexandro Florentino e originada do grupo literário Aglomerado Terra Plana, formado online por amantes da literatura em Campos dos Goytacazes. Composta por narradores/cantores e instrumentistas, o grupo funde música (rock, blues, jazz) e literatura, apresentando saraus com minicontos e contos expressos de forma dinâmica.

Desde sua criação, o grupo já se apresentava em saraus literários, entre eles o “Olha pro sarau, Frederico!” no SESC‑Campos, e em edições da Bienal do Livro de Campos. Em 2004, com a ida de Jorge Rocha para Belo Horizonte – onde morou por 20 anos -, a versão campista da banda dissolveu-se, voltando a se reunir apenas sazonalmente.

Em terras mineiras, ele remontou outras encarnações do grupo, que se apresentou em duas Viradas Culturais de Belo Horizonte e fez shows no CCBB local e Sindicato dos Jornalistas de Minas, interpretando contos do jornalista Xico Sá. O grupo apresentou-se ainda na FLI‑BH (Festa Literária Internacional de Belo Horizonte).

Com o retorno de Jorge Rocha para Campos, no final de 2024, mais uma versão campista da Mutável foi formada, agora com mais peso e intensidade. É essa encarnação que será vista e ouvida no Teatro Firjan SESI Campos.

A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados através da plataforma Sympla.