I Festival Internacional Goitacá de Cinema anuncia programação completa
I Festival Internacional de Cinema Goitacá anuncia programação completa
A cidade de Campos dos Goytacazes vai receber, entre os dias 19 e 24 de agosto, o I Festival Internacional Goitacá de Cinema.
O festival será totalmente gratuito, com 65 filmes de todas as regiões do Brasil – além da América Latina, Europa, Oceania, Ásia e África – divididos em 5 mostras competitivas, um Programa de Formação (com oficinas gratuitas diversas, em parceria com a Faperj e UENF), o Cine Market Goitacá (evento paralelo voltado para o networking e mercado), o Seminário de Cinema do Norte e Noroeste Fluminense.
A atriz Zezé Motta, nascida em Campos, será a grande homenageada do evento, tendo uma mostra om o seu nome dedicada a filmes que contemplam diversidade de raça e gênero. Ela também estará presente na abertura, dia 19, às 18h, quando receberá uma homenagem celebrando toda a sua carreira e importância para o cinema e a cultura brasileira.
Toda a programação acontecerá no Centro de Convenções da UENF, com ativações turísticas em Quissamã e São João da Barra.
“O festival marca um momento histórico para Campos, abrindo portas para novos talentos, impulsionando negócios, gerando empregos, dinamizando a economia regional e fortalecendo a cena cinematográfica regional. Com o tema “Preservar e Formar para o futuro”, a proposta está sendo forjada em meio a retomada do projeto da Escola Brasileira de Cinema e Audiovisual. A nossa missão é inspirar novas produções, conectar criadores e colocar a cidade de vez no mapa do cinema brasileiro e internacional”, afirma Fernando Sousa, diretor-geral do evento.
Mostras vão trazer diferentes olhares para o público
A Mostra Zezé Motta, dedicada à diversidade de raça e gênero, reúne obras que atravessam temas como ancestralidade, afeto, resistência e memória, inspirada na trajetória da artista que será homenageada na abertura do festival. A curadoria é de Day Rodrigues, cineasta e produtora cultural.
Voltada ao público infantil e juvenil, a Mostra Kbrunquinho apresenta curtas-metragens que tratam a infância com respeito, sensibilidade e poesia. São filmes que estimulam o olhar criativo das crianças e jovens, sem subestimar suas emoções ou inteligência. A curadoria é assinada por Gabriel Borges, educador e produtor audiovisual com experiência em mediação cultural para infâncias.
A Mostra Olhares da Planície, com curadoria de Hugo Katsuo e Rachel Aguiar, destaca produções realizadas por cineastas do interior Fluminense, incluindo filmes de São João da Barra e Campos dos Goytacazes. A proposta é lançar luz sobre uma cinematografia potente e pouco visibilizada, que emerge das margens e propõe outras narrativas sobre o território.
A Mostra Nacional Competitiva e a Mostra Internacional Competitiva reúnem filmes de diferentes formatos e linguagens, que dialogam com temas como justiça social, meio ambiente, experimentações visuais e subjetividades contemporâneas. A curadoria da mostra nacional é assinada por Lívia de Paiva, pesquisadora e roteirista, e a curadoria internacional é de Adriana Denisse-Silva, da Creas Films (México/Brasil), com apoio de convidados externos.
A Mostra Embratur reúne filmes relacionados ao turismo, à cultura e aos territórios brasileiros. Dividida entre as sessões temáticas “Brasil com S” e “Turismo Transforma”, a mostra conta com o apoio institucional da Embratur, patrocinadora oficial do evento. Os filmes abordam o turismo como experiência afetiva e de pertencimento, valorizando saberes locais, sustentabilidade e inclusão. A mostra é parte da estratégia do festival de contribuir para o fortalecimento da economia criativa e do turismo na região.
Filmes de abertura e encerramento
O filme de abertura do festival será “Deixa”, de Mariana Jaspe, uma ficção contemporânea que transita entre memórias familiares e as tensões do tempo presente, abrindo o evento com delicadeza e força estética. A sessão será no dia 19 de agosto, às 18h, no Centro de Convenções da UENF.
E o filme de encerramento será “Faroeste Cabrunco”, com direção de Victor Van Ralse e estrelado por Tonico Pereira, ambos de Campos dos Goytacazes, em uma trama que mistura ação, crítica social e elementos da cultura popular brasileira — encerrando o festival com irreverência, afeto e pertencimento. A sessão será no dia 24 de agosto, às 18h, no Centro de Convenções da UENF.
Confira abaixo a PROGRAMAÇÃO COMPLETA
SESSÃO DE ABERTURA:
Deixa (2023) | Sinopse: Em “Deixa”, Zezé Motta interpreta a protagonista, Carmen. Trata-se de uma mulher com aproximadamente 60 anos e que vive o seu último dia de liberdade antes que o marido saia da prisão. A notícia da soltura lhe causa tensão, pois vai interferir no seu atual relacionamento com Pedro, personagem de Dan Ferreira. Direção: Mariana Jaspe | Rio de Janeiro. Ficção. 15 minutos. Livre | Data e horário de exibição: 19 de agosto, terça, 18h30. | Local: Centro de Convenções da UENF.
MOSTRA NACIONAL COMPETITIVA – LONGAS
Tijolo Por Tijolo (2024) | Sinopse: No Ibura, periferia do Recife, Cris tem a impressão de que tudo está por um fio. Ela e o marido perderam os empregos no início da pandemia de Covid-19 e também a casa em que moravam com três crianças pequenas, por risco de desabamento. Grávida do quarto filho e em busca de uma laqueadura, ela trabalha como micro-influenciadora digital, enquanto tenta reconstruir a casa e reestruturar a vida. Direção: Victória Álvares e Quentin Delaroche | Pernambuco. Documentário. 103 minutos. Livre | Data e horário de exibição: 20 de agosto, às 15h30 | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy
Pacto da Viola (2024) | Sinopse: Alex é um compositor sertanejo que sonha se tornar um músico habilidoso igual ao seu pai. Sem sucesso na cidade, retorna ao sertão mineiro para ajudar seu pai, um violeiro adoentado que busca se curar com promessas e rituais da Folia de Reis. Para salvar o pai e a si mesmo, Alex precisa mergulhar nas crenças locais e cruzar a fina fronteira que separa os santos e o diabo. Direção: Guilherme Bacalhao | Distrito Federal. Ficção. 99 minutos. 12 anos | Data e horário de exibição: 20 de agosto, às 20h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy
Como Matar um Rio (2025) | Sinopse: “Como Matar um Rio” é um retrato cru e poético do impacto da seca e das queimadas que sufocam a vida e a cultura ribeirinha em Rondônia. Através das vozes de moradores, o filme expõe a lenta agonia de um rio que não morre por acaso. Direção: Chicão Santos | Rondônia. Documentário. 95 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 21 de agosto, às 13h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy
Centro Ilusão (2024) | Sinopse: Dois músicos, de gerações diferentes, se conhecem em uma audição para um concorrido laboratório de música da cidade de Fortaleza. Tuca tem 50 anos e se sente frustrado com sua carreira. Kaio, 18 anos, é um aspirante a artista que sonha em fazer sucesso com suas próprias composições. Os dois estão tentando vaga nesse importante laboratório de música e jogam suas esperanças e seus sonhos na possibilidade de serem aprovados. Direção: Pedro Diogenes | Ceará. Ficção. 85 minutos. 12 anos | Data e horário de exibição: 21 de agosto, às 20h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy
O Silêncio das Ostras (2024) | Sinopse: A vida de uma menina que nasceu em uma vila de operários de uma mina e tem que aprender a lidar com as sucessivas perdas que a vida lhe reservou. Com o fim da mineração, o local se transforma em vila-fantasma. Sem ter para onde ir, ela e seu cachorro são os únicos que não abandonam o lugar, até que o rompimento de uma barragem dizima a vila. Depois de perder todos os seus mundos, Kaylane insiste em sobreviver e resistir. Um filme sobre sobreviver e sonhar em meio à poeira, à lama e ao silêncio. Direção: Marcos Pimentel | Minas Gerais. Ficção. 127 minutos. 12 anos | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 13h30 | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy
MOSTRA NACIONAL COMPETITIVA – CURTAS
Javyju – Bom Dia (2024) | Sinopse: Em um futuro próximo, a terra foi devastada. Os povos indígenas sobreviveram em seus territórios graças à proteção dos encantados. Na antiga São Paulo, a aldeia Guarani do Jaraguá é uma das sobreviventes e recebe uma mensagem de esperança por um sonho. O pajé da aldeia convoca três jovens para uma viagem à cidade vazia atrás de respostas. Direção: Kunha Rete e Carlos Eduardo Magalhães | São Paulo. Ficção. 25 minutos. 10 anos | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 16h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy
Mercado de Histórias (2024) | Sinopse: Deja, Graça e Tonha são três mulheres trabalhadoras rurais de Rio Branco, no Acre, que sustentam suas famílias com produtos da agricultura familiar que elas cultivam em pequenos roçados em terra firme e às margens do rio Acre. A produção diversificada é comercializada na feirinha de produtos regionais que funciona há mais de 40 anos no Mercado Municipal Elias Mansour. Sem desmatar a floresta e sem fazer uso de agrotóxicos, elas enfrentam os desafios que a vida e a natureza lhes impõem: alagações e secas do rio, ramais sem trafegabilidade, inadequações no ambiente do mercado, além dos extremos ambientais que já são realidade na região, em consequência das mudanças climáticas. Direção: Alcinethe Damasceno | Acre. Documentário. 20 minutos. Livre | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 16h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy
Casca de Ferida (2024) | Sinopse: Após ser brutalmente agredido e expulso de um supermercado por uma acusação injusta, Pedro, um homem trabalhador, enfrenta o preconceito e a hostilidade de uma sociedade que o julga pela cor de sua pele. Lutando para retornar para casa, sua jornada revela as duras realidades da discriminação racial. Direção: Kellen Casara | Goiás. Ficção. 12 minutos. 14 anos. | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 16h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy
O Jogo (2025) | Sinopse: Em um domingo à tarde, Cida, empregada doméstica, e Silveira, o motorista, conversam na cozinha. A rotina se rompe quando Mercedes, a patroa, exige que Cida trabalhe além do combinado. O embate entre patroa e empregada traz à tona tensões e a luta de classes. Cida precisa decidir até onde resistir. Direção: Alexandre Mattos Meireles e Chico Maximila | Rio Grande do Sul. Ficção. 15 minutos. 2025. Livre | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 16h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy
Trago, Brasil (2025) | Sinopse: Uma rádio entrevista o Brasil enquanto uma telespectadora tenta entender o dialeto proposto pela programação. Direção: Sandro Garcia | Rio de Janeiro. Ficção. 15 minutos. 12 anos | Data e horário de exibição: 23 de agosto, às 16h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy
Mergulhão (2024) | Sinopse: Amara vive na última palafita do Rio Capibaribe depois que os outros moradores foram forçados a migrar para outras áreas da cidade. Cercada por prédios altos e ruas desertas, seus vizinhos mais próximos agora vivem enclausurados em seus condomínios de dezenas de andares ou circulando em seus carros velozes e blindados. Há muito tempo ela não tem contato com ninguém, a não ser os seres que ainda habitam o poluído rio e a memória da cidade onde cresceu, materializada nos objetos perdidos que ela recolhe no mangue e abriga em sua casa. Direção: Rogi Silva e Juliana Soares | Pernambuco. Ficção. 14 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 23 de agosto, às 16h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy
Canto das Areias (2024) | Sinopse: A busca pelas histórias da antiga vila soterrada de Itaúnas acaba por ser um encontro com São Benedito, padroeiro da região. Entre passado e presente, o documentário remexe as memórias do antigo vilarejo e celebra a vida dos devotos. Como um caminhar de volta no tempo, percorremos por memórias ancestrais de uma cidade que foi enterrada pelo vento e sobrevive na imaginação dos seus moradores. Direção: Maíra Tristão | Espírito Santo. Documentário. 20 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 23 de agosto, às 16h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy
Outros Abrigos (2024) | Sinopse: O acolhimento é apenas o início da jornada. Seis amigos com sonhos em comum refletem e compartilham o fato de terem passado boa parte de sua juventude em casas de acolhimento, em especial a Chácara Meninos de 4 Pinheiros. Nos relatos de suas lembranças e dos planos para os próximos anos, permanece a resiliência por meio da vontade de vencer na vida e fazer arte. Direção: Thiago Cardoso | Paraná. Documentário. 19 minutos. 14 anos | Data e horário de exibição: 23 de agosto, às 16h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy
MOSTRA INTERNACIONAL COMPETITIVA – LONGAS E CURTAS
Zafari (Zafari) | Sinopse: Num pequeno zoológico em Caracas, a chegada do hipopótamo Zafari é comemorada por vizinhos de diferentes classes sociais. Uma família acompanha as comemorações da janela de seu apartamento em um condomínio decadente de classe alta. Em meio ao caos gerado pela escassez de alimentos, água e energia elétrica, a família precisa resolver problemas cotidianos enquanto tenta encontrar uma solução para deixar o país. A mãe, Ana, percorre o prédio à procura de comida nos apartamentos abandonados, mas ruídos estranhos pelos corredores escuros a amedrontam cada vez mais. Num mundo cada vez mais selvagem, Zafari é o único que ainda tem o que comer. Direção: Mariana Rondón | Peru. Ficção. 101 minutos. 14 anos | Data e horário de exibição: 20 de agosto, às 9h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy
Alma do Deserto (Alma del Desierto) (2024) | Sinopse: “Alma do Deserto” é um longa-metragem documentário que acompanha Georgina, uma mulher trans da etnia Wayúu, em busca de emitir sua carteira de identidade. Ela já teve documentos em seu nome antigo, mas os perdeu depois que atearam fogo na casa onde vivia: seus vizinhos não aceitavam que uma indígena trans habitasse o mesmo território que eles. Depois de sofrer esse atentado, Georgina decide que quer ir até o fim para ter sua verdadeira identidade reconhecida. Somente com seus documentos corrigidos pelas autoridades colombianas, ela poderá exercer o direito fundamental de todo cidadão: o de votar nas eleições. Direção: Mónica Taboada-Tapia | Colômbia e Brasil. Documentário. 87 minutos. 12 anos. | Data e horário de exibição: 20 de agosto, às 13h30 | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy
Golán (Golán) (2024) | Sinopse: A viagem de uma família em luto para uma fazenda no interior se torna uma jornada reveladora para Pedro, um adolescente de 15 anos. Enquanto se vê em meio a rituais de masculinidade tóxica, em um ambiente instável e com forte presença do narcotráfico, ele se aproxima de Margarita, uma das trabalhadoras do local. Com a ajuda dela, Pedro toma consciência da decadência dos parentes e questiona se deve enfrentar os valores familiares ou continuar sendo parte do grupo. Direção: Orlando Culzat | Colômbia. Ficção. 99 minutos. 16 anos. | Data e horário de exibição: 20 de agosto, às 18h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy
El Huatrila (El Huatrila) (2024) | Sinopse: Raúl estuda em um dos colégios mais caros do país graças ao seu pai, Máximo, professor daquela escola. Depois que Máximo sofre um derrame, Raúl é forçado a repensar sua vida. Imerso em uma jornada que só terminará quando aceitar sua realidade e identidade, ele precisa decidir entre seguir os passos de seu pai e se tornar um huatrila ou trilhar seu próprio caminho. Direção: Roberto Flores Muñoz | Peru. Ficção. 71 minutos. 14 anos. | Data e horário de exibição: 21 de agosto, às 9h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy
Estancia (Estancia) (2024) | Sinopse: Estancia é uma casa condenada a desaparecer na cidade de Medellín, que tem sido implacável com a memória. Uma viagem às profundezas de um cortiço habitado por homens idosos e solitários que revelam suas vidas, seus amores e sua visão da morte. Guillermo e Álvaro, um casal há mais de 50 anos, relembram uma cidade escondida onde a homossexualidade foi silenciada. Raúl, o atual parceiro de Guillermo, parece incapaz de encontrar uma saída para seu inferno diário de amargura. Javier, a antítese deste documentário polifônico, é um místico de quimono, um mórmon e um profissional de marketing multinível. Direção: Andrés Carmona Rivera | Colômbia. Documentário. 85 minutos. 12 minutos | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 11h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy
Agarra-me Forte (Agarra-me Fuerte) (2024) | Sinopse: Aos 39 anos, Adela enfrenta a perda prematura da melhor amiga, Elena. Em meio ao absurdo de se despedir de alguém tão querido, e consumida pelo choque e pelo vazio iminente em seu futuro, ela se torna uma inesperada viajante do tempo. Transportada para uma década antes, Adela se reúne com Elena em uma casa de praia, acompanhada por outra amiga, Luci, e o filho, Paco, e embarcam em um fim de semana repleto de felicidade. Quando a nova e inevitável despedida se aproxima, o pequeno Paco encontra um portal para prolongar o tempo que Adela, Elena e Luci passam juntas. Atraída para uma jornada extraordinária, Adela descobre uma nova conexão com a melhor amiga nesse interlúdio atemporal. Direção: Ana Guevara e Leticia Jorge | Uruguai. Ficção. 74 minutos. 14 anos |