CULTURA & LAZER/O QUE FAZER EM CAMPOS

I Festival Internacional Goitacá de Cinema anuncia programação completa

I Festival Internacional de Cinema Goitacá anuncia programação completa

A cidade de Campos dos Goytacazes vai receber, entre os dias 19 e 24 de agosto, o I Festival Internacional Goitacá de Cinema.

O festival será totalmente gratuito, com 65 filmes de todas as regiões do Brasil – além da América Latina, Europa, Oceania, Ásia e África – divididos em 5 mostras competitivas, um Programa de Formação (com oficinas gratuitas diversas, em parceria com a Faperj e UENF), o Cine Market Goitacá (evento paralelo voltado para o networking e mercado), o Seminário de Cinema do Norte e Noroeste Fluminense.

A atriz Zezé Motta, nascida em Campos, será a grande homenageada do evento, tendo uma mostra com o seu nome dedicada a filmes que contemplam diversidade de raça e gênero. Ela também estará presente na abertura, dia 19, às 18h, quando receberá uma homenagem celebrando toda a sua carreira e importância para o cinema e a cultura brasileira.

Toda a programação acontecerá no Centro de Convenções da UENF, com ativações turísticas em Quissamã e São João da Barra.

O festival marca um momento histórico para Campos, abrindo portas para novos talentos, impulsionando negócios, gerando empregos, dinamizando a economia regional e fortalecendo a cena cinematográfica regional. Com o tema “Preservar e Formar para o futuro”, a proposta está sendo forjada em meio a retomada do projeto da Escola Brasileira de Cinema e Audiovisual. A nossa missão é inspirar novas produções, conectar criadores e colocar a cidade de vez no mapa do cinema brasileiro e internacional”, afirma Fernando Sousa, diretor-geral do evento.

Mostras vão trazer diferentes olhares para o público

A Mostra Zezé Motta, dedicada à diversidade de raça e gênero, reúne obras que atravessam temas como ancestralidade, afeto, resistência e memória, inspirada na trajetória da artista que será homenageada na abertura do festival. A curadoria é de Day Rodrigues, cineasta e produtora cultural.

Voltada ao público infantil e juvenil, a Mostra Kbrunquinho apresenta curtas-metragens que tratam a infância com respeito, sensibilidade e poesia. São filmes que estimulam o olhar criativo das crianças e jovens, sem subestimar suas emoções ou inteligência. A curadoria é assinada por Gabriel Borges, educador e produtor audiovisual com experiência em mediação cultural para infâncias.

Mostra Olhares da Planície, com curadoria de Hugo Katsuo e Rachel Aguiar, destaca produções realizadas por cineastas do interior Fluminense, incluindo  filmes de São João da Barra e Campos dos Goytacazes. A proposta é lançar luz sobre uma cinematografia potente e pouco visibilizada, que emerge das margens e propõe outras narrativas sobre o território.

A Mostra Nacional Competitiva e a Mostra Internacional Competitiva reúnem filmes de diferentes formatos e linguagens, que dialogam com temas como justiça social, meio ambiente, experimentações visuais e subjetividades contemporâneas. A curadoria da mostra nacional é assinada por Lívia de Paiva, pesquisadora e roteirista, e a curadoria internacional é de Adriana Denisse-Silva, da Creas Films (México/Brasil), com apoio de convidados externos.

Mostra Embratur reúne filmes relacionados ao turismo, à cultura e aos territórios brasileiros. Dividida entre as sessões temáticas “Brasil com S” e “Turismo Transforma”, a mostra conta com o apoio institucional da Embratur, patrocinadora oficial do evento. Os filmes abordam o turismo como experiência afetiva e de pertencimento, valorizando saberes locais, sustentabilidade e inclusão. A mostra é parte da estratégia do festival de contribuir para o fortalecimento da economia criativa e do turismo na região.

Filmes de abertura e encerramento

O filme de abertura do festival será “Deixa”, de Mariana Jaspe, uma ficção contemporânea que transita entre memórias familiares e as tensões do tempo presente, abrindo o evento com delicadeza e força estética. A sessão será no dia 19 de agosto, às 18h, no Centro de Convenções da UENF. 

E o filme de encerramento será “Faroeste Cabrunco”, com direção de Victor Van Ralse e estrelado por Tonico Pereira, ambos de Campos dos Goytacazes, em uma trama que mistura ação, crítica social e elementos da cultura popular brasileira — encerrando o festival com irreverência, afeto e pertencimento. A sessão será no dia 24 de agosto, às 18h, no Centro de Convenções da UENF.

Confira abaixo a PROGRAMAÇÃO COMPLETA e BAIXE O GUIA DE BOLSO

SESSÃO DE ABERTURA:

Deixa (2023) | Sinopse: Em “Deixa”, Zezé Motta interpreta a protagonista, Carmen. Trata-se de uma mulher com aproximadamente 60 anos e que vive o seu último dia de liberdade antes que o marido saia da prisão. A notícia da soltura lhe causa tensão, pois vai interferir no seu atual relacionamento com Pedro, personagem de Dan Ferreira. Direção: Mariana Jaspe | Rio de Janeiro. Ficção. 15 minutos. Livre | Data e horário de exibição: 19 de agosto, terça, 18h30. | Local: Centro de Convenções da UENF.

MOSTRA NACIONAL COMPETITIVA – LONGAS

Tijolo Por Tijolo (2024) | Sinopse: No Ibura, periferia do Recife, Cris tem a impressão de que tudo está por um fio. Ela e o marido perderam os empregos no início da pandemia de Covid-19 e também a casa em que moravam com três crianças pequenas, por risco de desabamento. Grávida do quarto filho e em busca de uma laqueadura, ela trabalha como micro-influenciadora digital, enquanto tenta reconstruir a casa e reestruturar a vida. Direção: Victória Álvares e Quentin Delaroche | Pernambuco. Documentário. 103 minutos. Livre | Data e horário de exibição: 20 de agosto, às 15h30 | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Pacto da Viola (2024) | Sinopse: Alex é um compositor sertanejo que sonha se tornar um músico habilidoso igual ao seu pai. Sem sucesso na cidade, retorna ao sertão mineiro para ajudar seu pai, um violeiro adoentado que busca se curar com promessas e rituais da Folia de Reis. Para salvar o pai e a si mesmo, Alex precisa mergulhar nas crenças locais e cruzar a fina fronteira que separa os santos e o diabo. Direção: Guilherme Bacalhao | Distrito Federal. Ficção. 99 minutos. 12 anos | Data e horário de exibição: 20 de agosto, às 20h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Como Matar um Rio (2025) | Sinopse: “Como Matar um Rio” é um retrato cru e poético do impacto da seca e das queimadas que sufocam a vida e a cultura ribeirinha em Rondônia. Através das vozes de moradores, o filme expõe a lenta agonia de um rio que não morre por acaso. Direção: Chicão Santos | Rondônia. Documentário. 95 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 21 de agosto, às 13h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Centro Ilusão (2024) | Sinopse: Dois músicos, de gerações diferentes, se conhecem em uma audição para um concorrido laboratório de música da cidade de Fortaleza. Tuca tem 50 anos e se sente frustrado com sua carreira. Kaio, 18 anos, é um aspirante a artista que sonha em fazer sucesso com suas próprias composições. Os dois estão tentando vaga nesse importante laboratório de música e jogam suas esperanças e seus sonhos na possibilidade de serem aprovados. Direção: Pedro Diogenes | Ceará. Ficção. 85 minutos. 12 anos | Data e horário de exibição: 21 de agosto, às 20h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

O Silêncio das Ostras (2024) | Sinopse: A vida de uma menina que nasceu em uma vila de operários de uma mina e tem que aprender a lidar com as sucessivas perdas que a vida lhe reservou. Com o fim da mineração, o local se transforma em vila-fantasma. Sem ter para onde ir, ela e seu cachorro são os únicos que não abandonam o lugar, até que o rompimento de uma barragem dizima a vila. Depois de perder todos os seus mundos, Kaylane insiste em sobreviver e resistir. Um filme sobre sobreviver e sonhar em meio à poeira, à lama e ao silêncio. Direção: Marcos Pimentel | Minas Gerais. Ficção. 127 minutos. 12 anos | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 13h30 | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

MOSTRA NACIONAL COMPETITIVA – CURTAS

Javyju – Bom Dia (2024) | Sinopse: Em um futuro próximo, a terra foi devastada. Os povos indígenas sobreviveram em seus territórios graças à proteção dos encantados. Na antiga São Paulo, a aldeia Guarani do Jaraguá é uma das sobreviventes e recebe uma mensagem de esperança por um sonho. O pajé da aldeia convoca três jovens para uma viagem à cidade vazia atrás de respostas. Direção: Kunha Rete e Carlos Eduardo Magalhães | São Paulo. Ficção. 25 minutos. 10 anos | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 16h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Mercado de Histórias (2024) | Sinopse: Deja, Graça e Tonha são três mulheres trabalhadoras rurais de Rio Branco, no Acre, que sustentam suas famílias com produtos da agricultura familiar que elas cultivam em pequenos roçados em terra firme e às margens do rio Acre. A produção diversificada é comercializada na feirinha de produtos regionais que funciona há mais de 40 anos no Mercado Municipal Elias Mansour. Sem desmatar a floresta e sem fazer uso de agrotóxicos, elas enfrentam os desafios que a vida e a natureza lhes impõem: alagações e secas do rio, ramais sem trafegabilidade, inadequações no ambiente do mercado, além dos extremos ambientais que já são realidade na região, em consequência das mudanças climáticas. Direção: Alcinethe Damasceno | Acre. Documentário. 20 minutos. Livre | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 16h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Casca de Ferida (2024) | Sinopse: Após ser brutalmente agredido e expulso de um supermercado por uma acusação injusta, Pedro, um homem trabalhador, enfrenta o preconceito e a hostilidade de uma sociedade que o julga pela cor de sua pele. Lutando para retornar para casa, sua jornada revela as duras realidades da discriminação racial. Direção: Kellen Casara | Goiás. Ficção. 12 minutos. 14 anos. | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 16h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

O Jogo (2025) | Sinopse: Em um domingo à tarde, Cida, empregada doméstica, e Silveira, o motorista, conversam na cozinha. A rotina se rompe quando Mercedes, a patroa, exige que Cida trabalhe além do combinado. O embate entre patroa e empregada traz à tona tensões e a luta de classes. Cida precisa decidir até onde resistir. Direção: Alexandre Mattos Meireles e Chico Maximila | Rio Grande do Sul. Ficção. 15 minutos. 2025. Livre | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 16h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Trago, Brasil (2025) | Sinopse: Uma rádio entrevista o Brasil enquanto uma telespectadora tenta entender o dialeto proposto pela programação. Direção: Sandro Garcia | Rio de Janeiro. Ficção. 15 minutos. 12 anos | Data e horário de exibição: 23 de agosto, às 16h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Mergulhão (2024) | Sinopse: Amara vive na última palafita do Rio Capibaribe depois que os outros moradores foram forçados a migrar para outras áreas da cidade. Cercada por prédios altos e ruas desertas, seus vizinhos mais próximos agora vivem enclausurados em seus condomínios de dezenas de andares ou circulando em seus carros velozes e blindados. Há muito tempo ela não tem contato com ninguém, a não ser os seres que ainda habitam o poluído rio e a memória da cidade onde cresceu, materializada nos objetos perdidos que ela recolhe no mangue e abriga em sua casa. Direção: Rogi Silva e Juliana Soares | Pernambuco. Ficção. 14 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 23 de agosto, às 16h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Canto das Areias (2024) | Sinopse: A busca pelas histórias da antiga vila soterrada de Itaúnas acaba por ser um encontro com São Benedito, padroeiro da região. Entre passado e presente, o documentário remexe as memórias do antigo vilarejo e celebra a vida dos devotos. Como um caminhar de volta no tempo, percorremos por memórias ancestrais de uma cidade que foi enterrada pelo vento e sobrevive na imaginação dos seus moradores. Direção: Maíra Tristão | Espírito Santo. Documentário. 20 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 23 de agosto, às 16h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Outros Abrigos (2024) | Sinopse: O acolhimento é apenas o início da jornada. Seis amigos com sonhos em comum refletem e compartilham o fato de terem passado boa parte de sua juventude em casas de acolhimento, em especial a Chácara Meninos de 4 Pinheiros. Nos relatos de suas lembranças e dos planos para os próximos anos, permanece a resiliência por meio da vontade de vencer na vida e fazer arte. Direção: Thiago Cardoso | Paraná. Documentário. 19 minutos. 14 anos | Data e horário de exibição: 23 de agosto, às 16h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

MOSTRA INTERNACIONAL COMPETITIVA – LONGAS E CURTAS

Zafari (Zafari) | Sinopse: Num pequeno zoológico em Caracas, a chegada do hipopótamo Zafari é comemorada por vizinhos de diferentes classes sociais. Uma família acompanha as comemorações da janela de seu apartamento em um condomínio decadente de classe alta. Em meio ao caos gerado pela escassez de alimentos, água e energia elétrica, a família precisa resolver problemas cotidianos enquanto tenta encontrar uma solução para deixar o país. A mãe, Ana, percorre o prédio à procura de comida nos apartamentos abandonados, mas ruídos estranhos pelos corredores escuros a amedrontam cada vez mais. Num mundo cada vez mais selvagem, Zafari é o único que ainda tem o que comer. Direção: Mariana Rondón | Peru. Ficção. 101 minutos. 14 anos | Data e horário de exibição: 20 de agosto, às 9h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Alma do Deserto (Alma del Desierto) (2024) | Sinopse: “Alma do Deserto” é um longa-metragem documentário que acompanha Georgina, uma mulher trans da etnia Wayúu, em busca de emitir sua carteira de identidade. Ela já teve documentos em seu nome antigo, mas os perdeu depois que atearam fogo na casa onde vivia: seus vizinhos não aceitavam que uma indígena trans habitasse o mesmo território que eles. Depois de sofrer esse atentado, Georgina decide que quer ir até o fim para ter sua verdadeira identidade reconhecida. Somente com seus documentos corrigidos pelas autoridades colombianas, ela poderá exercer o direito fundamental de todo cidadão: o de votar nas eleições. Direção: Mónica Taboada-Tapia | Colômbia e Brasil. Documentário. 87 minutos. 12 anos. | Data e horário de exibição: 20 de agosto, às 13h30 | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Golán (Golán) (2024) | Sinopse: A viagem de uma família em luto para uma fazenda no interior se torna uma jornada reveladora para Pedro, um adolescente de 15 anos. Enquanto se vê em meio a rituais de masculinidade tóxica, em um ambiente instável e com forte presença do narcotráfico, ele se aproxima de Margarita, uma das trabalhadoras do local. Com a ajuda dela, Pedro toma consciência da decadência dos parentes e questiona se deve enfrentar os valores familiares ou continuar sendo parte do grupo. Direção: Orlando Culzat | Colômbia. Ficção. 99 minutos. 16 anos. | Data e horário de exibição: 20 de agosto, às 18h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

El Huatrila (El Huatrila) (2024) | Sinopse: Raúl estuda em um dos colégios mais caros do país graças ao seu pai, Máximo, professor daquela escola. Depois que Máximo sofre um derrame, Raúl é forçado a repensar sua vida. Imerso em uma jornada que só terminará quando aceitar sua realidade e identidade, ele precisa decidir entre seguir os passos de seu pai e se tornar um huatrila ou trilhar seu próprio caminho. Direção: Roberto Flores Muñoz | Peru. Ficção. 71 minutos. 14 anos. | Data e horário de exibição: 21 de agosto, às 9h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Estancia (Estancia) (2024) | Sinopse: Estancia é uma casa condenada a desaparecer na cidade de Medellín, que tem sido  implacável com a memória. Uma viagem às profundezas de um cortiço habitado por homens idosos e solitários que revelam suas vidas, seus amores e sua visão da morte. Guillermo e Álvaro, um casal há mais de 50 anos, relembram uma cidade escondida onde a homossexualidade foi silenciada. Raúl, o atual parceiro de Guillermo, parece incapaz de encontrar uma saída para seu inferno diário de amargura. Javier, a antítese deste documentário polifônico, é um místico de quimono, um mórmon e um profissional de marketing multinível. Direção: Andrés Carmona Rivera | Colômbia. Documentário. 85 minutos. 12 minutos | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 11h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Agarra-me Forte (Agarra-me Fuerte) (2024) | Sinopse: Aos 39 anos, Adela enfrenta a perda prematura da melhor amiga, Elena. Em meio ao absurdo de se despedir de alguém tão querido, e consumida pelo choque e pelo vazio iminente em seu futuro, ela se torna uma inesperada viajante do tempo. Transportada para uma década antes, Adela se reúne com Elena em uma casa de praia, acompanhada por outra amiga, Luci, e o filho, Paco, e embarcam em um fim de semana repleto de felicidade. Quando a nova e inevitável despedida se aproxima, o pequeno Paco encontra um portal para prolongar o tempo que Adela, Elena e Luci passam juntas. Atraída para uma jornada extraordinária, Adela descobre uma nova conexão com a melhor amiga nesse interlúdio atemporal. Direção: Ana Guevara e Leticia Jorge | Uruguai. Ficção. 74 minutos. 14 anos | Data e horário de exibição: 23 de agosto, às 19h30 | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Buffet Paraíso (Buffet Paraíso) (2024) | Sinopse: Num buffet, um grupo diverso de personagens tem acesso a uma grande variedade de iguarias de requinte, sem ter consciência da seriedade em que consiste o pecado da gula. Direção: Héctor Zafra e Santi Amézqueta | Espanha. Ficção. 8 minutos. 14 minutos | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 17h30 | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Vegetalidade (Vegetalidade) (2024) | Sinopse: Um dia na vida de três sem-abrigo rurais, numa distopia poética sobre o equilíbrio entre Homem, Natureza e Criador. Direção: Frederico C. Ferreira | Portugal. Ficção. 17 minutos. Livre | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 17h30 | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Daninha (Maleza) (2023) | Sinopse: Um peito vazio, uma mente inquieta e dois pedaços de terra. O que emerge do espaço vazio que os une? “Daninha” é um ensaio poético sobre controle, o indesejado, a vida e suas contradições, que busca explorar as diversas possibilidades de interação entre os seres humanos e o lado incontrolável da natureza. | Direção: Carina Pierro Corso | Espanha, Portugal e Brasil. Documentário. 5 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 17h30 | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Ius Del Tiempo (Ius Del Tiempo) (2025) | Sinopse: Luca, um jovem fotógrafo, chega a uma aldeia austríaca para trabalhar em um projeto artístico. Ali se hospeda com Xuan, um veterano queijeiro marcado por um passado de rumores e preconceitos. Através da câmera de Luca e do ofício de Xuan, ambos descobrem inesperadas conexões, num íntimo encontro entre dois mundos aparentemente
opostos. Direção: Roberto F. Canuto e Xiaoxi Xu | Espanha. Ficção. 25 minutos. 16 anos | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 17h30 | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Berta (Berta) (2024) | Sinopse: Berta quer que Álex entenda o dano que causou-lhe anos atrás e fará o
necessário para explicar-lhe. | Direção: Lucía Forner | Espanha. Ficção. 17 minutos. 12 anos | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 17h30 | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

2 Anos Sem Miguel (2 Años Sin Miguel) (2023) | Sinopse: Sinopse: Há dois anos, Miguel, um pescador cubano, se transformou em ausência. Sua família continua vivendo, agora sem ele, na pequena cidade de Santo Antônio de los Baños, distante 35 quilômetros de Havana. Dificuldades econômicas e um misto de sentimentos fazem com que sua ausência esteja sempre presente. O que aconteceu com Miguel? | Direção: Vitor Colares | Cuba. Documentário. 13 minutos. 10 anos | Data e horário de exibição: 23 de agosto, às 14h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

As Cinzas Estão Queimando (Las Cenizase Están Quemando) (2024) | Sinopse: Dois irmãos distribuem legumes nas serras de Córdoba. Bruno, o irmão mais velho, quer deixar o povoado. Porém, antes de partir, a disputa por um cigarro irá provocar um conflito entre os dois. Essa é a última oportunidade para Javi revelar seu tormento a Bruno, e assim, quem sabe, convencê-lo a ficar. | Direção: Lucas Leônidas | Argentina e Brasil. Ficção. 23 minutos. 12 anos | Data e horário de exibição: 23 de agosto, às 14h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Enxofre (Enxofre) (2024) | Sinopse: Eu sou a morta. Eu sou a viva. | Direção: Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes | Portugal e Brasil. Ficção. 15 minutos. 10 anos | Data e horário de exibição: 23 de agosto, às 14h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

O Astrônomo (El Astrónomo) (2024) | Sinopse: O astrônomo segue buscando sua estrela. Dois adolescentes deixaram de entender o mundo e continuam em busca de algo genuíno. Todos esperam encontrar respostas nas estrelas, e parece que eles sempre estiveram diante deles. | Direção: José Ángel Ruiz | Espanha. Ficção. 13 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 23 de agosto, às 14h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Pietra (Pietra) (2024) | Sinopse: Sonhando acordada com relações improváveis, a flor, tão delicada quanto revolucionária, representa um ato de amor em meio à asfixia e ao abraço de um clássico bairro portugués. | Direção: Cynthia Levitan | Espanha, Portugal, Polônia, Brasil e Lituânia. Ficção. 13 minutos. Livre | Data e horário de exibição: 23 de agosto, às 14h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

MOSTRA KABRUNQUINHO

PiOinc (2024) | Sinopse: “PiOinc” é uma história sobre amizade e empatia. Oinc é um porquinho solitário que vive no cerrado. Um dia, enquanto brincava perto de um lindo ipê amarelo, ele encontra Pi, um passarinho recém-nascido que estava perdido. Pi segue Oinc até em casa. Os dois brincam muito, até que Pi fica com fome. Oinc, orientado por sua mãe, começa uma jornada para ajudar o amigo a voltar para o seu ninho no alto da árvore. Porém, há um problema: Pi não tem uma das asas. Como ele irá chegar lá no alto? Essa aventura irá testar a coragem e o companheirismo dessa dupla e mostrar que as diferenças são de grande valor para uma amizade verdadeira. | Direção: Alex Ribondi e Ricardo Makoto | Distrito Federal. Ficção. 17 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 19 de agosto e 24 de agosto, às 10h
Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Auditório Principal

Eu e o Boi, o Boi e Eu (2024) | Sinopse: Uma menina tem sua primeira experiência na festa do Boi da Manta, que culmina no encontro com o Boi. Após o estranhamento inicial, o medo se esvai e dá lugar ao
fascínio, ao reconhecimento e à admiração por essa criatura e pela festa como um todo. | Direção: Jane Carmen Oliveira | Minas Gerais. Ficção. 5 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 19 de agosto e 24 de agosto, às 10h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Auditório Principal

Casé (2024) | Sinopse: Casé é uma casinha viajante que almeja subir o topo de uma montanha e espera
que se sentirá finalmente em paz quando chegar lá. Mas, além dos obstáculos no caminho,
ele também enfrenta a sua própria sombra, que dificulta o sucesso da sua jornada. | Direção: Marcel Pires | São Paulo. Ficção. 6 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 19 de agosto e 24 de agosto, às 10h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Auditório Principal

QUINN (2025) | Sinopse: Uma mãe arruma seu pequeno filho para seu primeiro dia escolar. Após ajeitar o cabelo do menino, colocar a mochila em suas costas e a lancheira em sua mão, a mãe pede para o pequeno posar para a câmera que, instantaneamente, imprime a foto da criança. Com uma caneta, ela rabisca no rodapé em branco da fotografia: “Primeiro dia de aula <3”. Logo após, a mãe e o menino seguem em direção à escola, espaço no qual se abre a porta para um novo, diverso e multicolorido mundo. | Direção: Arthur Felipe Fiel | Espírito Santo. Ficção. 13 minutos. Livre | Data e horário de exibição: 19 de agosto e 24 de agosto, às 10h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Auditório Principal

O Barco (2024) | Sinopse: Uma ilha isolada, uma adolescente e sua mãe. Um barco aporta no atracadouro, trazendo promessas e desejos. Contra a vontade da mãe, a menina parte para conhecer o mundo e, alguns anos depois, retorna trazendo na bagagem paixões e memórias. O filme discute sobre ritos de passagens e transformações inerentes à vida. | Direção: Rodolpho Pinotti | São Paulo. Ficção. 17 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 19 de agosto e 24 de agosto, às 10h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Auditório Principal

Monstro da Rejeição (2024) | Sinopse: Dois irmãos, Joaquim e Call, vivem suas vidas cotidianas na Vila dos Anjos. A rotina monótona de Call revela o quão sozinho ele se sente comparado ao seu irmão, que vive seus dias rodeado de amigos. Em meio a essa monotonia, Call percebe que o isolamento o tem privado de muitos momentos enriquecedores. Disposto a mudar seu futuro, Call decide enfrentar seus medos internos e se mostrar ao mundo, a fim de que as pessoas passem a conhecê-lo de verdade. | Direção: Antônio Carreira | Rio de Janeiro. Ficção. 5 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 19 de agosto e 24 de agosto, às 10h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Auditório Principal

Açúcar (2024) | Sinopse: Elisângela é uma menina de 10 anos que vive no Morro do Amaral e, desde cedo, assumiu responsabilidades demais. Um acidente e a aparição da moça da cidade vão virar sua vida de cabeça para baixo. Onde ela mora, a rua é de barro, mas eles têm açúcar. | Direção: Fahya Kury Cassins | Santa Catarina. Ficção. 15 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 19 de agosto e 24 de agosto, às 10h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Auditório Principal

Passa a Bola (2024) | Sinopse: Mira e Renata são irmãs que vivem em pé de guerra, e a mudança para uma nova casa só aumenta as brigas entre elas. Apaixonada por futebol, Mira quer jogar com um trio de meninos na nova rua, porém, enfrenta a resistência deles pelo simples fato de ser uma garota. Com a inesperada ajuda de Renata e um talento inegável nos pés, Mira está determinada a provar que futebol não tem gênero e que, dentro das quatro linhas, o que realmente importa é o jogo. | Direção: Guilherme Herrera Falchi | São Paulo. Ficção. 15 minutos. Livre | Data e horário de exibição: 19 de agosto e 24 de agosto, às 10h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Auditório Principal

MOSTRA ZEZÉ MOTTA

Othelo, O Grande (2023) | Sinopse: Grande Othelo foi um dos mais brilhantes atores brasileiros do século XX. Negro, órfão e neto de escravizados, ele desafiou o racismo estrutural ao eternizar seus personagens no cinema e na TV, abrindo caminhos para as futuras gerações de artistas negros. O filme oferece uma visão íntima e pessoal de um homem que se tornou um ícone, deixando um legado inestimável na cultura brasileira. | Direção: Lucas H. Rossi dos Santos | Rio de Janeiro. Documentário. 83 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 20 de agosto, às 11h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Brasiliana: O Musical Negro Que Apresentou o Brasil ao Mundo (2024) | Sinopse: “Brasiliana: o musical negro que apresentou o Brasil ao mundo” resgata a história da companhia de teatro, dança e música Brasiliana. Formado por ex-integrantes do Teatro Experimental do Negro e artistas vindos da periferia carioca, o grupo se apresentou em mais de 90 países ao longo de 25 anos. Apesar do sucesso, Brasiliana continua esquecida pela historiografia brasileira. | Direção: Joel Zito Araújo | Minas Gerais. Documentário. 83 minutos. 12 anos | Data e horário de exibição: 21 de agosto, às 11h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Onde as Ondas Quebram (2023) | Sinopse: Como na arte japonesa de reparar cerâmicas com ouro, a documentarista Inara Chayamiti busca sua identidade fragmentada colando peças da história de sua família, marcada por duas diásporas entre lados opostos do mundo: Brasil e Japão. | Direção: Inara Chayamiti | São Paulo. Documentário. 85 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 21 de agosto, às 15h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

3 Atos de Moisés (2024) | Sinopse: Moisés, brasileiro, natural de Minas Gerais, supera a pobreza, o racismo e a homofobia para se tornar um pianista de renome internacional. Apaixonado por música desde criança, aprende a tocar piano sozinho, praticando em teclas desenhadas sobre um banco de madeira. Numa jornada de perseverança e sonho, chega à Universidade de Bremen, na Alemanha, onde inicia sua carreira como solista. Após anos na Europa, retorna triunfante à sua cidade natal, Juiz de Fora, realizando um recital onde seus pais o veem tocar pela primeira vez. | Direção: Eduardo Boccaletti | Rio de Janeiro. Documentário. 73 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 21 de agosto, às 18h30 | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Menina Mulher da Pele Preta – Parte 2 (2024) | Sinopse: Composto por três histórias de protagonistas negras, o longa “Menina Mulher da Pele Preta – Parte 2” traz as histórias de Larissa S/A, Janaína e Deolinda. A quarta história traz Larissa, uma executiva negra que vive sucesso na carreira executiva, enquanto Jussara, seu antigo amor de juventude, retorna a São Paulo desempregada. A quinta história é de Janaína, uma adolescente negra moradora do bairro do Bixiga em 1973, que vivencia a implacável especulação imobiliária do bairro enquanto se organiza para tocar e cantar pela primeira vez na roda de samba. A sexta história apresenta a juíza Deolinda, que julga Cristiane, uma ré negra, e ambas vivenciaram algo muito parecido. | Direção: Renato Cândido e Bárbara Magalhanis | São Paulo. Ficção. 110 minutos. 14 anos. | Data e horário de exibição: 23 de agosto, às 9h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Da Aldeia à Universidade (2025) | Sinopse: “Da Aldeia à Universidade” é um documentário que fala das experiências e conflitos culturais dos indígenas Srowasde Xerente e Krtadi Xerente ao saírem da aldeia em
busca de formação universitária. | Direção: Leandro de Alcântara e Túlio de Melo | Tocantins. Documentário. 16 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 21 de agosto, às 16h30 | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Memórias do Jongo Congola (2025) | Sinopse: O jongo é uma arte de dançar-cantar-batucar que faz da luta e da conquista da liberdade uma celebração vivida pelo povo negro. Nascido em senzalas e recriado em terreiros e quilombos, o jongo reúne beleza e alegria para contar suas histórias de libertação do cativeiro e afirmação de direitos à cultura e à cidadania. Fundado em Campos do Goytacazes, o Jongo Congola traz uma tradição da estética afro-brasileira que, ao render homenagem aos saberes e fazeres culturais de Congo e Angola, inventa batuques, cantorias e danças por três gerações de mestres e estras jongueiras. Este documentário, que é feito de memórias para o futuro, é também uma singela homenagem à Tia Noinha, guardiã das ancestralidades que renascem na gira do Jongo Congola com o ritmo da magia e a força vital do Asé. | Direção: André Sandino Costa | Rio de Janeiro. Documentário. 25 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 21 de agosto, às 16h30 | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Seco (2025) | Sinopse: Após terminar seu testamento, horas antes de morrer, um ex-militar viúvo percebe que não se recorda da última vez que chorou. Para encontrar suas lágrimas, ele provocará suas emoções correndo atrás de gestos e sentimentos soterrados. | Direção: Stefano Volp | Rio de Janeiro. Ficção. 17 minutos. 12 anos | Data e horário de exibição: 21 de agosto, às 16h30 | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Bárbara (2025) | Sinopse: Bárbara é uma menina que tem um talento especial para imitações. De uma
família pobre e do campo, é ela quem traz alívio para os problemas do dia a dia que eles vão enfrentando. Inspirada por uma trupe de teatro que se instala na cidade, ela começa a sonhar em ser atriz, enquanto ensina para seu pai que não há dureza que um riso não cure. | Direção: Vilma Carla Martins | Bahia. Ficção. 20 minutos. 10 anos | Data e horário de exibição: 21 de agosto, às 16h30 | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Ondas Invisíveis (2025) | Sinopse: Quando penso em surfista, a imagem que vem à mente é geralmente a de alguém com um estilo descontraído, muitas vezes com cabelos ao vento e uma prancha de surfe ebaixo do braço. A aparência pode variar, mas a visão estereotípica frequentemente é de alguém com um visual relaxado e ligado à cultura de praia, muitas vezes associado a uma identidade predominantemente branca. O projeto “Ondas Invisíveis” propõe uma reflexão crítica sobre essa percepção e busca questionar por que a representação de surfistas negros ainda é tão limitada no cenário global e brasileiro. É interessante notar como a popularização do surfe no Brasil, com a crescente visibilidade de atletas brasileiros no circuito mundial, contrasta com a falta de representação significativa de surfistas negros. Através das entrevistas com grandes nomes do esporte, “Ondas Invisíveis” pretende explorar as barreiras enfrentadas pelos atletas negros no surfe, seja na falta de apoio, nas oportunidades limitadas ou nas questões de visibilidade e estereótipos. É um passo importante para entender e potencialmente reverter a disparidade na representação dentro desse esporte, que, apesar de seu crescimento e diversidade no Brasil, ainda carrega padrões e exclusões que merecem ser discutidos e desafiados. | Direção: Junior Augusto | São Paulo. Documentário. 16 minutos. Livre | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 9h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Menina Se Quere Vamo (2024) | Sinopse: São diferentes gerações mas a paixão é a mesma: a brincadeira do coco! Seja na cantoria, na pisada ou no verso, a presença das mulheres é a costura que enlaça momentos distintos na história do coco alagoano. | Direção: Juliana Barretto e Nicolle Freire | Alagoas. Documentário. 26 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 9h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Ruído (2024) | Sinopse: Durante sua rotina agitada, Rafaela percebe que perdeu a audição. Sua preocupação aumenta quando ela nota que só há um tipo de som que ainda consegue ouvir. | Direção: Gui Souza | Paraná. Ficção. 22 minutos. 12 anos | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 9h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Meu Pai e a Praia (2024) | Sinopse: Em uma Salvador futurista, Kinho fica desapontado quando seu pai não pode levá-lo à praia. Mas, no dia seguinte, ele o surpreende. Embora perceba algo diferente no comportamento do pai, Kinho aproveita o precioso tempo ao seu lado. | Direção: Marcos Alexandre | Bahia. Ficção. 15 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 9h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

MOSTRA OLHARES DA PLANÍCIE

Aje Bihuh – Terra de Farinha de Mandioca (2025) | Sinopse: O filme revela o processo de fabricação de farinha da mandioca através da perspectiva e da voz de mulheres trabalhadoras, raspadeiras de mandioca. A produção de farinha tem sua origem indígena e negra representando um fator importante da economia política no município de São Francisco de Itabapoana, localizado no norte do estado do Rio
de Janeiro. | Direção: Carolina de Cássia e Jotacê Coelho | São Francisco de Itabapoana, RJ. Documentário. 20 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 19h30 | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Economia Solidária de Japeri (2025) | Sinopse: Uma biografia inspiradora de Gilza, líder da economia solidária em Japeri, que encontrou pertencimento ao participar dos conselhos municipais. O curta estimula o engajamento na economia solidária para gerar renda e melhorar vidas. | Direção: Celina Torrealba | Japeri, RJ. Documentário. 12 minutos. Livre | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 19h30 | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

A Convivência é Uma Ilha (2025) | Sinopse: Entre uma performance teatral e um documentário híbrido, este curta apresenta fragmentos do espetáculo “A Convivência é uma Ilha”, do Grupo Erosão, oferecendo diferentes perspectivas sobre uma história que mistura realidade e ficção. Telas dentro de telas criam uma cena que retrata a luta de pescadores e pequenos agricultores por moradia e direitos em territórios marcados pela erosão costeira e por remoções forçadas, ligadas a mega empreendimentos extrativistas na região Norte Fluminense e na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Enquanto isso, longas gravações em time-lapse testemunham a degradação do Rio Paraíba do Sul. | Direção: Fernando Codeço | São João da Barra, RJ. Docficção. 19 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 19h30 | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Benedita (2025) | Sinopse: Volta Redonda, interior do Rio de Janeiro. Submetida a um trabalho de alta
periculosidade na siderúrgica onde trabalha, Benedita começa a sentir estranhas ondas de calor que não cessam quando ela deixa seu posto. Sobrecarregada pela rotina como operária e mãe solo, Benedita começa a derreter. | Direção: Lane Lopes e Cadu Azevedo | Volta Redonda, RJ. Ficção. 20 minutos. Livre.
Data e horário de exibição: 22 de agosto, às 19h30 | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Anti Amor (2025) | Sinopse: Desiludido com o término de seu relacionamento, Fred, um ator em início de carreira, decide criar seu próprio filme para provar que o amor não existe. Ele só não contava que seria surpreendido com a presença de uma atriz amadora que o faz repensar tudo o que achava sobre o amor, ou melhor, sobre o anti amor. Entre conflitos existenciais, devaneios mais filosóficos e a gravação do seu filme, essa história acontece sem que haja (quase) nenhum clichê de Hollywood. | Direção: Carlos Eduardo Gomes Hypolito | Campos dos Goytacazes, RJ. Ficção. 28 minutos. 14 anos. | Data e horário de exibição: 23 de agosto, às 18h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Lázaro (2024) | Sinopse: Um jovem artista recebe inesperadamente a visita da Morte e precisa fazer tudo o que estiver ao seu alcance para sobreviver a este encontro. A visita macabra se desenrola em um suspense na luta pela vida em um jogo de “gato e rato”. | Direção: Marco Pinheiro | Campos dos Goytacazes, RJ. Ficção. 10 minutos. 10 anos | Data e horário de exibição: 23 de agosto, às 18h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

O Silêncio do Mundo (2024) | Sinopse: Cinco anos após um vírus da raiva ser responsável pela quase extinção humana, Cadu inicia uma jornada em busca de sobreviventes. | Direção: Andy Silva | Cachoeiras de Macacu, RJ. Ficção. 8 minutos. 14 anos. | Data e horário de exibição: 23 de agosto, às 18h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Paçoca (2024) | Sinopse: Pedrinho é eleito representante de turma em uma eleição em sua própria escola, mas sua vitória incomoda alguns pais, que alegam que o menino comprou voto em troca de paçocas. | Direção: Marçal Vianna | Nova Iguaçu, RJ. Ficção. 19 minutos. 10 anos. | Data e horário de exibição: 23 de agosto, às 18h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

Oyá (2024) | Sinopse: Uma viagem sobre as montanhas de Petrópolis inspirada na mãe dos ventos e guardiã das tempestades, Oyá, é um curta documentário experimental que explora, através da técnica do time-lapse, um diálogo sobre os fenômenos da natureza sob a ótica, sonoridades e origens à cosmovisão africana. | Direção: Rodrigo Romano | Petrópolis, RJ. Documentário. 5 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 23 de agosto, às 18h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Cine Darcy

MOSTRA EMBRATUR

Caminhos do Peabiru (2024) | Sinopse: O “Caminhos do Peabiru” é um documentário poético e inspiracional que resgata a história de uma das trilhas mais enigmáticas da América Latina, o Caminho do Peabiru. Entre mitos ancestrais e paisagens deslumbrantes do Paraná, o filme percorre vestígios dessa antiga rota indígena, revelando sua importância histórica, cultural e espiritual. | Direção: Juliano de Paula e Bruna Steudel | Paraná. Documentário. 17 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 19 de agosto, às 16h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Auditório Principal

Huni Kuï – Povo Verdadeiro (2025) | Sinopse: Para os Huni Kuï (Povo Verdadeiro) da terra indígena do Rio Humaitá, na Amazônia do Acre, viver na floresta é ser parte dela. Vivem quase isolados. Uma viagem de barco desde a cidade pode levar de dois dias a uma semana. “Huni Kuï – Povo Verdadeiro” faz uma mersão nas aldeias da Tribo Indígena do Rio Humaitá e, a partir da visão de seus habitantes, mostra como convivem com seres humanos e não humanos (animais, plantas e espíritos) e retiram do ambiente, de forma sustentável, sua medicina e rituais. | Direção: Tatiana Sager e Gabriel Sager Rodrigues | Acre e Rio Grande do Sul. Documentário. 21 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 19 de agosto, às 16h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Auditório Principal

Turismo Transforma – Trilhos do Samba (2024) | Sinopse: “Trilhos do Samba” é um episódio da websérie Turismo Transforma, da Embratur, que conta a história do samba. Um ritmo brasileiro conhecido no mundo todo e que, no Rio de Janeiro, mais especificamente no bairro de Oswaldo Cruz, é o coração de rotas turísticas para quem quer conhecer a história do samba na cidade. Passando por praças, rodas de samba e quadras de escolas de samba, a região pulsa cultura e memórias. O subúrbio do Rio de Janeiro concentra parte das preparações para o Carnaval da Marquês de Sapucaí, uma das maiores festas do planeta e que atrai milhares de turistas estrangeiros. É no berço do samba, ao lado da Portela e do Império Serrano, que reside a história viva da identidade carioca e da ancestralidade negra que fundou a cidade. Afinal de contas, conhecer o subúrbio é um convite para conhecer de verdade o Rio de Janeiro. | Direção: Renan Carvalhais e Ruben Naftali | Rio de Janeiro. Documentário. 13 minutos. Livre | Data e horário de exibição: 19 de agosto, às 16h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Auditório Principal

Turismo Transforma – Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, Noronha é Exemplo
de Conservação (2025) | Sinopse:
“Noronha: Além do Paraíso” é um episódio da websérie Turismo Transforma da Embratur que se passa no arquipélago de Fernando de Noronha. Cada onda, cada trilha e espécie nos conecta às histórias de gente que vive e respira esse paraíso — e que faz dele um exemplo de turismo sustentável. Dos pescadores que abastecem os restaurantes locais aos guias que revelam os segredos da natureza, dos surfistas que deslizam pelo mar aos artistas que mantêm viva a cultura popular do maracatu, Noronha pulsa em harmonia com seus ecossistemas. No coração desse lugar, o turismo não é só lazer: é conexão, preservação e transformação. Enquanto as tartarugas encontram abrigo, as aves dançam no céu e os corais seguem protegidos, quem visita esse Patrimônio Natural Mundial também
leva algo valioso na mala: a certeza de que dá para viajar pelo mundo deixando boas pegadas e ganhando enormes aprendizados. | Direção: Renan Carvalhais e Ruben Naftali | Pernambuco. Documentário. 18 minutos. Livre. | Data e horário de exibição: 19 de agosto, às 16h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Auditório Principal

FILME DE ENCERRAMENTO

Faroeste Cabrunco (2022) | Sinopse: Um misterioso peregrino chega a uma cidade dominada por homens autoritários e sem escrúpulos, e sua presença ameaça o poder do general que comanda a região. Esta é a base do roteiro do curta-metragem “Faroeste Cabrunco”, um western cujas gravações ocorreram integralmente em Campos dos Goytacazes. Dirigido pelo campista Victor van Ralse, o filme foi escolhido para encerrar o I Festival Internacional Goitacá de Cinema, como forma de evidenciar outro filho ilustre da planície goitacá: o ator Tonico Pereira. Foi ele quem deu vida ao General de “Faroeste Cabrunco”, marcando um reencontro com a sua terra natal. | Direção: Victor van Ralse | Rio de Janeiro. Ficção. 25 minutos. 14 anos. | Data e horário de exibição: 24 de agosto, às 18h | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Auditório Principal

PROGRAMA DE FORMAÇÃO | OFICINAS

Com foco no fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual no interior do estado do Rio, o I Festival Internacional Goitacá de Cinema está promovendo o Programa de Formação em parceria com a Diretoria de Cultura e a Escola de Extensão da UENF.

Com mais de 150 vagas, a proposta é uma das principais frentes do evento, que acontece entre os dias 19 e 24 de agosto de 2025, em Campos dos Goytacazes. Com atividades gratuitas e abertas ao público, o Programa de Formação inclui oficinas práticas voltadas para o público infantojuvenil, estudantes, profissionais e interessados no fazer cinematográfico. Inscrições abertas em: www.instagram.com/festivalgoitaca

Olhares que Transformam: Inclusão no Cinema e no Audiovisual
Oficineiro: Fábio Ferreira
Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – Sala Coliseu
Data: 19, 20 e 21 de agosto
Horário: 10h às 13h20
Vagas: 20

O cinema como objeto de estudo sociológico
Oficineiro: Heitor Benjamim
Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – Sala Catedral
Data: 19, 20 e 21 de agosto
Horário: 10h às 13h20
Vagas: 20

Roteiro para jovens
Oficineiro: Wescley Di Luna
Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – Sala Goitacá
Data: 19, 20 e 21 de agosto
Horário: 10h às 13h20
Vagas: 15

Introdução à elaboração de projetos
Oficineira: Ana Angel
Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – Sala Catedral
Data: 21, 22 e 23 de agosto
Horário: 14h às 17h20
Vagas: 15

Cinema Negro é cinema brasileiro! Os curtas metragens como lançamento de cineastas negros
Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – Sala Coliseu
Data: 22 e 23 de agosto
Horário: 22/08, de 16h às 18h e 23/08, de 9h às 13h e 15h às 17h
Vagas: 20

Turiscine: Cidades, audiovisual e turismo
Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – Sala Goitacá
Data: 22 e 23 de agosto
Horário: 9h às 13h
Vagas: 20

Da Ideia à Tela: Produção de materiais digitais que conectam e transformam
Oficineiras: Patrícia e Denise
Local: UENF – TEC CAMPOS – Av. Alberto Lamego, 2000 – Parque Califórnia, Campos dos
Goytacazes – RJ
Data: 20 de agosto
Horário: 9h às 11h
Vagas: 20

Feelings and Arts
Oficineira: Júlia Cypriano
Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – Sala Catedral
Data: 23 de agosto
Horário: 10h às 12h
Vagas: 20

Feelings and Arts
Oficineira: Júlia Cypriano
Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – Sala Goitacá
Data: 23 de agosto
Horário: 14h às 16h
Vagas: 20

PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIO DE CINEMA E AUDIOVISUAL DO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE

Terça, 19 de agosto | 14h – 15h30 | Mesa – A interiorização do cinema brasileiro: uma alternativa para o
desenvolvimento econômico do Norte e Noroeste Fluminense | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Sala São José | Participantes: Patricia Cordeiro – Secretária de Turismo do Município de Campos dos Goytacazes; Mediação: Marcelo Gantos – Professor da UENF; Taíla Borges – Superintendente do Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativo do Rio de Janeiro; Danilo Neves – Superintendente da Secretaria de Cultura de São João da Barra; Gabriel Barbosa – Produtor Executivo do I Festival Internacional Goitacá de Cinema e Secretário de Cultura e Economia Criativa do Município de Barra do Piraí

Terça, 19 de agosto | 19h | Mesa de abertura | Participantes: Fernando Sousa – Diretor Geral do I Festival Internacional Goitacá de Cinema; Patricia Cordeiro – Secretária de Turismo de Campos dos Goytacazes; Gabriel Barbosa – Produtor Executivo do I Festival Internacional Goitacá de Cinema e
Secretário de Cultura e Economia Criativa do Município de Barra do Piraí; Juca Ferreira – Assessor Especial da Presidência do BNDES; Wladimir Garotinho – Prefeito de Campos dos Goytacazes; Rosana Rodrigues – Reitora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF); Giovane do Nascimento – Diretor de Cultura da UENF; Geraldo Timóteo – Diretor do Centro de Ciências do Homem da UENF; David Maciel de Mello Neto – Coordenador do Programa de Pós- Graduação em Sociologia Política da UENF e do Seminário de Cinema e Audiovisual do Norte e Noroeste Fluminense; José Ronaldo Alves da Cunha – Presidente da Fundação Darcy Ribeiro; Fátima Pacheco – Coordenadora de Parcerias Regionais da Empresa Brasileira de Turismo; Taila Borges – Superintendente do Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro

Quarta, 20 de agosto | 10h30 às 12h | Mesa – A Escola Brasileira de Cinema e Televisão (EBCTV) e a retomada do cinema na UENF | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Sala São José | Participantes: Fernando Sousa – Diretor Geral do I Festival Internacional Goitacá de Cinema; Adélia Miglievich – Professora da Universidade Federal do Espírito Santo; Rosana Rodrigues – Reitora da UENF; Hernani Heffner – Gerente da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro | Mediação: Hamilton Garcia – Professor da UENF

Quarta, 20 de agosto | 14h às 15h30 | Mesa – Experiências e trajetórias institucionais dos cursos de cinema e audiovisual | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Sala São José | Participantes: Prof. Drª Ana Rosa – Universidade Federal do Recôncavo do Bahia; Prof. Drª Ana Paula Alves – Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Profª Drª Liliane Leroux – Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Prof. Dr. Edson Farias – Universidade de Brasília | Mediação: Prof. Drº Giovane do Nascimento – UENF

Quinta, 21 de agosto | 10h às 12h | Mesa – História, Memória e Cinema: provocações para uma agenda de pesquisa e produção cinematográfica no norte e noroeste fluminense | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Sala São José | Participantes: Edmundo Siqueira – Jornalista Folha da Manhã; Hernani Heffner – Cinemateca do MAM; Prof. Dr. João Luiz Vieira – Cinema UFF | Mediação: Tiago Quintes – Doutorando UFF

Quinta, 21 de agosto | 14h às 15h30 | Encontro do Comitê Científico | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Sala São José | Participantes: pantes: Prof. Dr. David Maciel de Mello Neto – Coordenador do Programa de Pós- Graduação em Sociologia Política da UENF e do Seminário de Cinema e Audiovisual do Norte e Noroeste Fluminense; Profª Drª. Ana Rosa Marques Araujo Teixeira (UFRB); Profª Drª Ana Paula Nunes De Abreu – UFRB; Profª Drª Adélia Miglievich – Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Prof. Dr. Edson Farias (UNB); Prof. Dr. Ricardo Oliveira de Freitas (UNEB); Hernani Heffner – Cinemateca do MAM; Prof. Dr. Heitor Benjamim – UNIFLU; Tiago Quintes – Doutorando Universidade Federal Fluminense; Prof. Drª Liliane Leroux (UERJ); Fernando Sousa – Diretor-geral do Festival Goitacá (PPGSP/UENF); Gabriel Barbosa – Produtor Executivo do I Festival Internacional Goitacá de Cinema e Secretário de Cultura e Economia Criativa do Município de Barra do Piraí; Prof. Dr. Giovane do Nascimento (UENF); Prof. Dr. João Luis Vieira (UFF); Prof. Dr. Paulo Gajanigo (UFF)

Sexta, 22 de agosto | 14h às 15h30 | Mesa – Articulações para a criação de um pólo de cinema e cultura no norte fluminense: desafios e oportunidades | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – Sala São José | Participantes: Prof. Dr. Giovane do Nascimento – Diretor da Cultura da Universidade Estadual do
Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Cesar Piva – Instituto Fábrica do Futuro; Prof. Dr. Paulo Gajanigo – Universidade Federal Fluminense | Mediação: Heitor Benjamin – Professor do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU)

Sexta, 22 de agosto | 16h30 | Mesa – Festivais em rede: rotas da distribuição cinematográfica e a criação de novos negócios | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – Sala São José | Participantes: Clara Isasmendi – Diretora do Festival Internacional de Cine Político de Buenos Aires; Cavi Borges – Diretor da Cavideo; FICIP; Adriana Denisse-Silva – Creas Films; Marina Karzen – Canal Curta | Mediação: Lucas Vasconcelos – Diretor do Sinédoque

Sexta, 22 de agosto | 18h30 | Mesa – Ensino, pesquisa e extensão no campo do cinema e do audiovisual
Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – Sala São José | Participantes: Profª. Drª. Ana Paula Nunes De Abreu – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Gabriela Scotto – Universidade Federal Fluminense; Prof. Dr. Gabriel Felipe Santiago Cruz – Universidade Federal Fluminense; Profª. Drª Deborah Guerra Barroso – Pró-Reitora de Extensão da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro | Mediação: Profº Drº Ricardo Oliveira de Freitas – Universidade do Estado da Bahia

CINE MARKET GOITACÁ

Quinta, 21 de agosto | 16h | Filmar o interior do Rio de Janeiro: desafios e oportunidades. Debate entre realizadores da Mostra Olhares da Planície | Mediação: Kerlon Lazzari – Curador | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Sala São José

Quinta, 21 de agosto | 18h às 19h30 | A produção cinematográfica e Leis de Incentivo: o papel do poder público e das empresas no desenvolvimento econômico regional. | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Sala São José | Participantes: Conceição Diniz – Assessora chefe da Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro; Felipe José Gonçalves de Araújo – FerroPort; Taíla Borges – Superintendente do Audiovisual Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro; Wanderson Primo – Porto do Açu Operações S.A. | Mediação: Fernando Sousa – Diretor Geral do I Festival Internacional Goitacá de Cinema

Sexta, 22 de agosto | 14h | Mesa-redonda – Audiovisual Construindo Destinos: o papel de uma Film Commission na Região Norte e Noroeste Fluminense | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – Auditório Principal | Participantes: Gabriel Barbosa – Secretário de Cultura e Economia Criativa de Barra do Piraí; André Felipe Gagliano Alves – Coordenador Geral de Eventos – Prefeitura Municipal de
Niterói; Daniel Celli – Rio Filme/Rio Film Commission; Leandro Araujo – Búzios Film Commission; Taíla Borges – Superintendente do Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativo do Rio de Janeiro; Nicolas Piccato – Adido Audiovisual da Embaixada da França no Brasil | Mediação: Allexia Ferreira – Embratur

Sábado, 23 de agosto | 10h | Masterclass – Producir desde los márgenes: haciendo cine desde la diferencia | Resumo: Nesta Masterclass, a proposta é entender a margem não como uma falta, mas uma possibilidade. O conteúdo programático aborda temas como o ato de tornar o impossível algo possível para os outros; os casos e processos do cinema da diferença; formas de fazer parte da indústria sem deixar de questioná-la; e aspectos de uma produção coletiva e política. Com Adriana Denisse-Silva – Creas Films | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – Sala São José

Sábado, 23 de agosto | 14h | Masterclass – O Ator no Mercado Audiovisual | Resumo: Este é um convite para que os participantes explorem os caminhos da atuação no mercado audiovisual. A atividade oferece um panorama sobre o funcionamento da área artística, com orientações essenciais sobre testes, agenciamento, autopromoção e os primeiros passos para quem deseja construir ou ampliar sua presença em produções para cinema, televisão, streaming e mídias digitais. Essa troca se conecta diretamente com o propósito do festival em fomentar a formação e o desenvolvimento. Com: Fernanda Soares | Local: Centro de Convenções Oscar Niemeyer – UENF – Sala São José

OUTRAS ATIVIDADES E PROGRAMAÇÃO MUSICAL

Quarta, 20 de agosto
22h – Samba no Malandro Bar
Endereço: R. Mariano de Brito, 128 – Parque Tamandaré

Quinta, 21 de agosto
22h – Kasick Tropical Bar
Endereço: R. Alm. Greenhalgh, 36 – Parque Tamandaré

Sexta, 22 de agosto
22h – FESTA – Mangueira Casa Cultural
Endereço: Rua Viveiros de Vasconcelos, 352 – Parque Rosário

Sábado, 23 de agosto
14h – 16h – Encontro Precioso com Kbrunquinho
Responsável: Luciléia Souza
Local: Gramado em frente ao Centro de Convenções da UENF
A atividade sociopedagógica propõe uma vivência lúdica voltada ao público infantil, com foco na valorização da cultura afro-brasileira. Por meio da contação de histórias da tradição oral africana, as crianças são convidadas a refletir, sentir e se reconectar com saberes ancestrais. A programação inclui ainda a oficina da boneca Abayomi, símbolo de resistência e afeto, e uma oficina de artes com argila, inspirada na figura do boi, que estimula a criatividade e a valorização das culturas.


20h – 22h – NOMAD SMOKE HOUSE
Endereço: Rua João Sobral Bittencourt, 100, Parque Dom Bosco