CULTURA & LAZER/CRIANÇAS

Feira do Consumo Consciente reúne artesanato, música e gastronomia neste sábado (11)

Uma tarde de trocas, compras conscientes e fortalecimento da economia local

No próximo sábado, dia 11 de outubro, das 15h às 21h, vai ocorrer a 4ª edição da Feira do Consumo Consciente na Mangueira Casa Cultural, que recebe novamente expositores e visitantes para uma tarde de trocas, compras conscientes e fortalecimento da economia local.

Essa é a quarta de doze edições que devem ocorrer mensalmente até junho de 2026 e fazem parte do edital Territórios em Foco, via PNAB.

Além dos expositores e da gastronomia, a feira ainda contará com o som do músico Marcelo Benjá e diversão para a criançada com a Palhacinha Violeira e sua musicalização infantil.

A Mangueira Casa Cultural fica localizada na rua Viveiros de Vasconcelos, 352.

A organização é da Balaio Loja Colaborativa

Criada em 2017, a Balaio é um loja colaborativa formada por mulheres empreendedoras e reúne o trabalho de 15 marcas criadas por empreendedoras locais, a maioria de base artesanal, com produtos diversos e autorais, carregados de história, identidade e propósito.

Fundamentada nos valores da Economia Solidária, a Balaio se diferencia de modelos comerciais baseados apenas no compartilhamento de espaço físico tendo como base a cooperação em vez de competição, autogestão, valorização do saber popular, comércio justo, respeito ao meio ambiente e promoção da autonomia feminina. Por isso, o coletivo mantém carta de adesão ao Fórum Municipal de Economia Solidária, reforçando seu compromisso com um modelo econômico mais justo, humano e sustentável.

O evento mensal na Mangueira Casa Cultural reúne de 25 a 30 artesãs, sempre no segundo sábado de cada mês, promovendo o encontro de quem produz e quem consome com consciência, incentivando o apoio a pequenos empreendimentos femininos e ao artesanato local.

Para visitar fora da feira, a Balaio fica localizada na rua Conselheiro Otaviano, 68 – loja 13.