GASTRONOMIA

Dia de São Jorge: saiba onde comer a tradicional feijoada

Dia de São Jorge: saiba onde comer a tradicional feijoada

No dia 23 de abril, feriado de São Jorge, entre missas e procissões uma outra tradição se destaca: as feijoadas em homenagem ao guerreiro.

Rodas de samba, shows e claro, feijoada unem religião e gastronomia em um mesmo lugar. A celebração é da fé, e também da cultura de tradições ancestrais.

Para entender por que a data é comemorada com feijoada, é preciso conhecer as religiões afro-brasileiras. O feijão preto é conhecido como “comida de orixá’’ e uma das oferendas que podem ser servidas a uma das mais populares entidades: Ogum.

A feijoada de Ogum é uma tradição das religiões de matriz africana como Candomblé e Umbanda. Ogum representa proteção e coragem, mas também o trabalho árduo e a agricultura. Assim como a imagem de São Jorge, um santo guerreiro, protetor dos agricultores, soldados e artesãos.

Em Campos, o @malandrobotequim vai festejar São Jorge com samba e feijoada, a partir das 13h.
📍 Rua Mariano de Brito, 126

@thebrickscampos também vai homenagear o santo guerreiro com samba e feijoada a partir das 12h, com participação do grupo Quem Vem de Lá.
📍 Rua Marechal Rondon, 13

Já o @bartalestab vai festejar São Jorge com a tradicional feijoada ao som de @acabaemsamba com muita música, cerveja, comida boa e axé! Mas atenção a festa será em outro endereço, anota aí:
📍 G3 – Estacionamento do Campos Shopping

Para quem está no município vizinho de São João da Barra, a boa é a Feijoada de Ogum, a partir das 15h, organizada pelo coletivo “Fé no Tambor”, com show do @samba_dos_reis
📍 Prainha de Ramos, SJB