Curta campista “O Menino da Pipa Avoada” ganha prêmio no Festival Territorial de Cinema
O curta-metragem “O Menino da Pipa Avoada” conquistou o prêmio de Melhor Filme na votação popular do 1º Festival Territorial de Cinema. A exibição e a cerimônia de premiação aconteceram na noite de sábado (13), nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro. O troféu foi recebido pelo diretor Fernando Rossi e pelo diretor de fotografia e editor Robson Maia.
A produção concorreu com outros três trabalhos na mostra competitiva e outra obra campista, “Título Provisório”, dirigida por Eduardo Hypolito, garantiu o terceiro lugar.
O filme é uma adaptação de um conto do escritor Adriano Moura e tem elenco totalmente campista. A história aborda a vida de uma trabalhadora rural que encontra uma pipa avoada e decide levá-la para o filho pequeno, que vive em uma casa próxima à rodovia. A partir daí, o enredo retrata aventuras e desafios em um cenário que expõe os riscos enfrentados entre o direito ao lúdico e à brincadeira.

O diretor Fernando Rossi relatou sua emoção ao receber o prêmio. “Foi emocionante. Ver seu filme premiado logo no primeiro festival que nos inscrevemos e vê-lo sendo projetado na Lapa RJ. Mais emblemático ainda. Mostra a Força do Audiovisual no Interior do Estado do Rio. Muito Feliz pelo reconhecimento”.
A ficha técnica inclui nomes importantes da cena cultural local. A direção é assinada por Fernando Rossi, com produção de Luciana Rossi e direção de fotografia de Robson Maia. A trilha sonora é de Matheus Nicolau e Dalton Freire, enquanto a adaptação e preparação do elenco ficaram a cargo de Rodri Mendes. A produção executiva é de Aucilene Freitas, e a direção de arte de Vanderlei Machado.


