CULTURA & LAZER/TEATROS

Comédia musical “Ponciano – de amores – furtado”, com texto de Arlete Sendra chega ao Teatro de Bolso

O espetáculo teatral é inspirado na obra “O coronel e o lobisomem” de José Cândido de Carvalho

O Teatro de Bolso Procópio Ferreira vai receber nos dias 29, 30, 31 de agosto e 5, 6 e 7 de setembro, às 21h, o espetáculo teatral “Ponciano – de amores – furtado”, inspirado na obra do campista “O coronel e o lobisomen” de José Cândido de Carvalho.

A comédia musical marca a comemoração de 111 anos do autor em uma narrativa enriquecida pela escrita da renomada autora, acadêmica e dramaturga Arlete Sendra, que mergulha nas complexidades lúdicas, políticas e sociais que marcam a cidade de Campos dos Goytacazes, explorando as raízes do autor da obra e a influência de sua infância na rua Aquidabã.

A história segue Ponciano em sua jornada, entre o mundo urbano e rural, destacando a figura dos “coronéis” e suas complexas relações. Esta peça busca resgatar elementos marcantes da obra de José Cândido de Carvalho, mergulhando no universo fictício e real que permeia “O coronel e o lobisomem”.

A justificativa dessa montagem assinado pelo diretor Fernando Rossi reside na oportunidade de explorar, de forma teatral, as dualidades culturais, políticas e sociais presentes na trama, proporcionando ao público uma experiência única e reflexiva. Campos dos Goytacazes, cidade que foi agraciada com a presença e contribuições culturais da autora, Arlete Sendra, encontra em “Ponciano ‘de Amores’ Furtado” não apenas uma representação teatral, mas uma celebração de sua identidade.

A produção da peça se intensifica ao considerar a importância da autora para a cidade, não apenas como uma dramaturga talentosa, mas como uma “Cidadã Campista” que enriquece a cultura local.

O projeto busca promover uma imersão na narrativa de José Cândido de Carvalho, ressaltando as nuances da cultura brasileira, as transformações sociais e os conflitos entre tradição e modernidade; criar uma obra teatral que, através do texto elaborado por Sendra, dialogue com as questões culturais e sociais locais, oferecendo ao público uma experiência artística única e profundamente conectada à identidade campista; explorar a rica obra de José Cândido de Carvalho; e oferecer ao público uma obra teatral que estimule a reflexão sobre a história e a identidade cultural do Brasil.

A classificação é 12 anos. Os ingressos custam R$ 20 inteira e R$ 10 meia, e estão disponíveis na plataforma megabilheria.

ELENCO E FICHA TÉCNICA

Elenco:
Pedro Fagundes, Katiana Rodrigues, Liana Velasco, João Velasco, Nathan Silva,
Valdiney Mendes, Luciana Rossi e Almir Júnior.

Geovane Crisóstomo – Ator e Preparador Vocal

Vania Navarro – Instrumentista

Renato Arpoador – Compositor e Instrumentista

Katiana Rodrigues -Instrumentista

Vanderlei da Costa Machado – Cenografia e Adereços

Luciano Moreira – Figurinos/ Maquiagem/ Preparação Corporal

Patrícia Bueno Moço – Fotografia

Marco Antonio Almeida – Iluminação

Aucilene Freitas de Souza – Produção executiva

Fernando Rossi – Direção Geral – Produção:L R Produções